Gente, parece que vai ter Copa.

Então não encham o saco/percam seu tempo mostrando as podridões do seu país. Sim, elas existem, eu sei. Também tenho pena de pobre, fico com raiva do descaso sofrido pelo povo, tenho medo da violência, acho que o dinheiro poderia ser melhor investido.

Só acho que de nada adianta ficar falando das mazelas E NÃO FAZER NADA, só ficar (sentado) reclamando (do conforto do seu lar). Quem não faz nada, não pode reclamar. Quem acha que política é uma coisa que acontece de quatro em quatro anos, também não pode reclamar. Se esse não é seu caso, esse post não é direcionado  a você.

Estou falando de gente que posta e reBosta vídeos, artigos de revistas e tudo mais que sai na mídia – que muitas vezes trás algumas verdades, mas normalmente também repletas de muita mentira ou demagogia. Ninguém checa a fonte, a tradução exagerada, simplesmente engolem o que outros falam, acham lindo falar mal do Brasil, pois pessoas ‘de cultura’ vão é gastar seu dinheiro lá fora, no mundo civilizado. Pior, acham legal pichar muro, “Fora Copa”, depredar.

Quer ajudar e não sabe como? Vou te dar uma ideia: fale bem do seu país, apoie a vinda de estrangeiros com os bolsos cheios, promova o lado bom do Brasil. A sujeira não vai se esconder embaixo do tapete, gringo não é burro. Gringo tá sabendo que rola coisa feia por aqui. Não tem como esconder, todos vão ver.

Só estou tentando sugerir que ao invés de ficar levantando bandeirinha de revoltado, quem sabe usem esse seu tempo livre pra dar emprego a um deficiente, apadrinhar uma criança pobre, reciclar lixo, ‘ensinar alguém a pescar’?

Não estou sugerindo que a apatia e a falta de senso crítico sejam o caminho certo, ou que nossos políticos sejam uns santinhos. Eu mesma não vou sair dando discurso ufanista, mas uma coisa eu aprendi: quem não pode ajudar, perde o direito de reclamar.

Vou te dizer que 99% das vezes que falei para alguém de fora que eu era do Brasil a reação foi a mais simpática possível.  A maioria das pessoas de fora me fazem várias perguntas sobre lugares para visitar no Brasil, sobre nossa cultura. Quase sempre a reação não é só de curiosidade, muitas vezes rola um verdadeiro fascínio, o Brasil faz parte do imaginário de todo viageiro, somos um paraíso improvável.

Uma pena que Brasileiro não saca isso, o legal é ir pra fora.

Alguém disse que a saída para o Brasil é o aeroporto. Taí uma solução boa pra ti: imigre.

Quê tu acha?

